-
Arquitetos: Fones Arquitectos
- Área: 230 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Imanol Zubizarreta
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado a apenas 29 km do centro da cidade de Castro, chegando ao final da península, enfrentamos uma região cheia de paisagens chamada Punta Aguantao. Neste lugar pensa-se numa residência para o descanso e contemplação do entorno.
O projeto consiste em criar espaços onde o privado se distancia do público, onde as crianças possuem um lugar especial e onde a visita tenha um importante papel dentro da casa.
Lugares como a cozinha foram desde o princípio o ponto de partida da casa, a partir dela foram organizados os outros recintos, assim, ela possui uma vista privilegiada.
A casa se adapta à suave inclinação do terreno enfatizando a diferença do público com o privado.
A luz natural possui um importante papel na obra, incorpora-se de uma maneira penetrante à casa iluminando todos os recintos com intensidade.
O espaço comum exterior incorpora-se à casa, protegendo-se do clima da região sem limitar seu uso.
Os telhados inclinados mostram quais são os recintos que se abrem às vistas e quais são os recintos que direcionam a vista a um ponto específico, um abre as vistas e outro as emoldura.
A materialidade exterior faz referência ao o que é utilizado na área, folha de flandres e madeira, sendo estes materiais mais corriqueiros na região devido às constantes chuvas. Torna-se evidente o contraste destes materiais em todas as fachadas.